terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS



Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte.
Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2013


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
CARTAZ DA CAMPANHA:

Explicação do Cartaz CF 2013

A igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, pois Ele vence todos os males e mortes que nos afligem nos salva e descortina para nós um horizonte de esperança expresso no rosto da jovem.

A cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representações pelas diferentes cores e linhas que a percorrem. As tags, vistas no alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informação e as novas ambiências para encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.

A Igreja com essa Campanha, cujo tema é "Fraternidade e Juventude", chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n. 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades, com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo.

A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8).

Hino CF 2013
Letra:Gerson César Sousa
Música:Gil Ferreira e Daniel Victor Santos

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio (Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
(Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)(Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados (Cf. Mt 10,27).

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt3,2; 19,11-27)


ORAÇÃO DA CF-2013


PARÓQUIA DE SANTA LUZIA - MISSÃO 13



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA DE SANTA LUZIA - AVISOS DA SEMANA - Pe. WALTER COLLINI



AVISOS DA SEMANA
 11
??? 6h00 – Missa na Capela de Santa Teresinha
17h00 – Missa no Santuário do Coração de Jesus
Após a Missa – Novena das Mãos Ensangüentadas de Jesus
??? 19h00 – Oração Carismática do Grupo "Santíssima Trindade" na Catedral
SEGUNDA
??? 19h30 – "Terço da Redenção" na praça homônima
12
??? 6h00 – Missa na Capela de Santa Teresinha
17h00 – Missa no Santuário do Coração de Jesus
Após a Missa – Novena das Mãos Ensangüentadas de Jesus
??? 19h00 – Hora da Graça – Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
TERÇA

13
QUARTA-FEIRA DE CINZAS - “MISSÃO 13” – AMANHÃ
??? 6h00 – Missa na Capela de Santa Teresinha
19h00 – Missa das CINZAS na Catedral – Presidida por Dom Mariano
QUARTA
??? 19:00 – Pastoral da Sobriedade no Centro Pastoral “Maria Goretti”
14
“MISSÃO 13” – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – 7h00-17h00: CONFISSÕES INDIVIDUAIS
6h00 – Missa na Capela de Santa Teresinha
17h00 – Missa na Catedral
Após a Missa – Novena das Mãos Ensangüentadas de Jesus
15h00 – Terço da Misericórdia e Sopão no Centro Social “Mãe do Salvador” e na Praça do Mercado
QUINTA
19h00 – Oração Carismática do Grupo "DEUS Imenso" no Centro Pastoral “Maria Goretti”

PAPA BENTO XVI RENUNCIARÁ AO PONTIFICADO EM 28 DE FEVEREIRO


O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira (11) que vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro.
Leia abaixo a íntegra do discurso em que ele, falando em latim, fez o anúncio:
"Caros irmãos: Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de qu esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso."


Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005. O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão). Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos. Ele afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois ira morar no Vaticano. Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave que vai escolher seu sucessor.

Fonte: Portal G1